Nunca se falou tanto em sustentabilidade como atualmente está se comentando a respeito desse tema. As atenções do mundo inteiro estão voltadas às tecnologias e projetos sustentáveis. As fontes de energias alternativas estão ganhando cada vez mais partidários e força em seu desenvolvimento e aplicação, tornando-se uma opção viável para a atual situação em que o mundo se encontra.
Poucos sabem que uma fonte energética poderosa repousa em baixo de nossos pés. O desenvolvimento científico e tecnológico possibilita que cada vez mais aconteçam evoluções no campo da produção de energias limpas, renováveis e também inovadoras, como é o caso da energia piezoelétrica gerada a partir de placas cerâmicas compostas de cristais piezoelétricos que submetidas à pressão mecânica liberam eletróns que por fim resultam em energia elétrica.
Em função da crise energética surge a necessidade de buscarmos novas fontes de energia que minimizem os graves problemas advindos dessa situação. Estudos realizados com base na técnica piezoelétrica estão sendo realizados com intuito de produzir energias sustentáveis e algo bem inovador e favorável a conservação do meio ambiente.
Quando pisamos ou passamos com carro pelo asfalto estamos gerando energia mecânica resultado da pressão do peso e da velocidade sobre a superfície.
Materiais eficientes e baratos podem produzir eletricidade - as cerâmicas piezoelétricas. Ao passar sobre uma placa cerâmica embutida no asfalto, os veículos estimulam o material a produzir energia elétrica. Para gerar energia, o equipamento necessita de pressão intermitente, que seria exercida pela passagem dos pneus dos veículos. Essa força provoca uma de formação mecânica no material, que produz energia elétrica. Ao ser pressionado ele libera elétrons, transformando a energia mecânica em elétrica. Esta energia, então, alimenta a iluminação de placas e dos semáforos da própria rua ou estrada. Essa tecnologia poderá gerar energia em áreas movimentadas e não somente a partir da passagem de carros, mas também de pessoas a pé, shoppings centers poderiam utilizar pisos especiais que transformassem os passos dos frequentadores em energia para iluminar os corredores.
A colocação sob as superfícies onde o movimento se gera garante certas vantagens: não modificam o ambiente e não prejudica a eficiência dos veículos. Além disso, os materiais piezoelétricos podem suportar grande número de ciclos de carga. Quem poderia imaginar que dançar em uma balada poderia um dia gerar energia capaz de ser utilizada dentro da mesma pista a qual se está dançando, tudo isso é possível com essa nova técnica.
Para ser sustentável um projeto precisa, necessariamente, ser economicamente viável, benéfico ao planeta, com redução da utilização de consumos naturais, e trazer um bem à sociedade, neste caso, conforto e satisfação aos usuários. Esta alternativa de utilizar a energia produzida pela movimentação de pessoas em um metrô, de carros ao trafegarem sob o asfalto e de um avião ao decolar em um aeroporto com certeza preenche os requisitos para ser considerada uma fonte de energia sustentável.
Imagem extraída do link: http://situado.net/como-dancar-bem-psy-trance-e-se-destacar-nas-baladas-e-raves/

Nenhum comentário:
Postar um comentário