Um exemplo disso, é a uma tecnologia desenvolvida por japoneses de uma impressora que não utiliza papel e nem tinta em suas atividades. Isso mesmo, é a Impressora PrePean, através de propriedades térmicas faz impressões em folhas plásticas feitas de garrafas Pet, produzidas exclusivamente para esse tipo de impressão. As folhas usadas são à prova d'água e podem ser reutilizadas várias e várias vezes, é só colocar a folha novamente na impressora e por conta da temperatura a próxima impressão fica no lugar da anterior.
Imagem extraída do link: http://www.iverdes.com.br/2010/02/impressora-verde-nao-usa-tinta-nem.html
Existe dentro da USP (Universidade de São Paulo) um projeto pioneiro de tratamento de lixo eletrônico (CEDIR - Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática) o qual está implementando práticas de reuso e descarte sustentável de lixo eletrônico, incluindo bens de informática e telecomunicações, criando soluções para projetos sociais e de desenvolvimento de indústria nacional de reciclagem.
http://greenpedia.greenvana.com/servico/centro-de-descarte-e-reuso-de-residuos-de-informatica-cedir
Uma dica valiosa aos que visitarem esse blog é que, caso não encontre uma empresa que faça a reciclagem dos equipamentos, você pode doá-los a ONGs que trabalham com inclusão digital ou mesmo a entidades que aceitam doações de equipamentos antigos, mesmo que não funcionem mais.
Outra dica muito importante é a de que devemos escolher empresas que se preocupam com os impactos dos produtos pois assim você valoriza as boas práticas e estimula as empresas a manterem essa conduta, incentivando outras a fazerem o mesmo.
Imagem extraída do link: http://www.fayerwayer.com.br/2009/05/numa-imagem-os-426-mil-celulares-no-lixo-dos-eua/
Nenhum comentário:
Postar um comentário